Ciberameaças contra email aumentam em Portugal
A Eset partilha que, em 2021, centenas de milhares de ameaças relacionadas com o email foram detetadas em Portugal, acelerando as atividades maliciosas

A Eset revelou que em Portugal, em 2021, foram detetadas centenas de milhares de ameaças de segurança a contas de email. Eset maiores picos foram observados entre setembro e dezembro, meses em que a ESET registou o maior número de eventos maliciosos do ano relacionados com contas de correio eletrónico.

A prevalência das ameaças ao email no território português, com especial destaque para tentativas de phishing e exploit de vulnerabilidades e envio de executáveis com código malicioso, sublinha a importância de saber ler os sinais de que a conta de email foi atacada – e o que fazer para recuperar e prevenir ataques futuros.

O email é usado desde há décadas e, apesar do crescimento das redes sociais e apps de comunicação instantânea, a sua presença no dia-a-dia dos utilizadores é ubíqua. A popularidade do email é, naturalmente, um forte atrativo para atividades maliciosas. O sequestro de contas de email é um projeto lucrativo para agentes maliciosos e uma experiência stressante e desconcertante para os utilizadores vítimas de ataque.

As contas de email dos utilizadores armazenam dados que, uma vez roubados, podem ser monetizados. De acordo com a explicação de Ricardo Neves, Marketing Manager na Eset, “podem ser informações bancárias enviadas a um contabilista, contratos de aluguer com informações pessoais, ou informações sensíveis encaminhadas para advogados, entre muitas outras. Seja qual for o caso, estes dados, uma vez recolhidos, podem ser usados contra os utilizadores em ataques de phishing, ou explorados para levar a cabo manobras de fraude de identidade”.

Adicionalmente, os cibercriminosos podem querer aceder indevidamente a contas de email para se apropriarem de credenciais de acesso a outras contas, reconfigurar os acessos e palavras-passe de outras contas, ou enviar emails de spam/phishing/maliciosos para outros contactos. Estes motivos, juntamente com as acentuadas deteções de ameaças de segurança ao email em Portugal, evidenciam a importância de permanecer atento aos sinais de ataque tanto a nível pessoal como empresarial.

artigo retirado do site itsecurity.pt

Vodafone Portugal foi alvo de ciberataque
A operadora confirmou que foi vítima de um ciberataque e que foi a causa da disrupção nos seus serviços na noite de 7 para 8 de fevereiro